Perfumes Cítricos

Perfumes Cítricos

Usar perfume já faz parte da nossa sociedade há décadas, por isso existem inúmeras marcas e fragrâncias que seduzem e agradam homens e mulheres. O cheiro que o perfume exala é uma combinação de diferentes conteúdos em um frasco que pode se fixar na pele e trazer frescor para quem usa. Alguns são mais suaves e outros mais fortes, uns são doces ou amadeirados, há tipos para todos os gostos. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre um tipo de perfume, os cítricos.

Imagem:Divulgação

Imagem: Divulgação

Uma das primeiras etapas na produção de um perfume cítrico é a extração do aroma que pode ser retirado de flores, frutas, plantas ou outras matérias primas. No caso do tipo cítrico, os principais elementos são as frutas cítricas, utilizando a casca do limão, da laranja, da tangerina, entre outras.

Há diversas maneiras de se extrair as essências naturais, mas devido a grande quantidade de matéria-prima necessária para se fazer um perfume (por exemplo, quase duas toneladas de rosa para extrair um quilo de essência), hoje se utiliza muitas as essências sintéticas que apresentam o mesmo cheiro que as naturais.

Componentes dos perfumes cítricos

Após a retirada da essência, o profissional responsável pela fabricação do perfume cítrico mistura, como um alquimista, outros elementos como óleos e diferentes essências para conseguir, ao final, o perfume cítrico. Esse pode ter na sua composição água, álcool, essências e fixadores.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Tipos de essências cítricas

Existem algumas formas de concentração do perfume cítrico que são vendidas no mercado. O Perfume ou Parfm é a forma mais concentrada ou pura da fragrância, contendo até 40% da essência e podendo durar 12 horas na pele. Por seu valor caro, não é muito vendável. O Eau de Parfum tem de 7 a 15% de essência na sua composição, sendo uma das fórmulas mais populares, podendo durar até 6 horas na pele.

Já a Eau de Toilette possui uma concentração pequena de óleos essenciais, até 3%. Em até 3 horas o seu cheiro evapora e por isso é utilizada como água de banho.  A Eau de Cologne permanece menos tempo ainda no corpo, evaporando em duas horas, usada, muitas vezes, depois do banho para prolongar o frescor.

Existem outras opções mais cremosas dos perfumes cítricos no mercado agora, como os perfumes cremosos, com 8% de essência, com maior fixação que as Eau de Cologne e Toilette, devido a espessura do produto que é espalhado em todo o corpo.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

 

Comente (será moderado)